Vencendo a Solidão
“Ainda que meu pai e minha mãe me abandonem, o Senhor me acolherá.” – (Salmos 27:10)
Estima-se que a população mundial é de cerca de 8 Bilhões de Pessoas! Embora não haja um número exato disponível para a quantidade de pessoas que vivem sozinhas no mundo, estudos indicam que a solidão e o número de domicílios unipessoais estão em ascensão.
No Brasil, por exemplo, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente no ano de 2022, já existiam mais de 11,8 milhões de pessoas morando sozinhas. (1)
Dentro desse número estimado, aproximadamente 41,8% das residências com apenas um morador eram, ainda segundo os dados em referência, preenchidas por idosos com 60 anos ou mais. (1)
Dentre as causas mais frequentes associadas à solidão, encontramos: as mudanças na estrutura familiar, urbanização e isolamento social, avanços tecnológicos e diminuição da interação face a face, eventos traumáticos, como perda de entes queridos ou separações e, ainda, fatores socioeconômicos, como pobreza e desigualdade.
Meus Amados irmãos e irmãs, no silêncio de nossos corações, onde a solidão ecoa, encontramos a coragem que vem da fé. “Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andares” (Josué 1:9).
Esta promessa divina nos assegura que, mesmo na mais profunda solidão, não estamos verdadeiramente sós!.
Ou seja, em momentos de solidão, ainda que sintamos como se estivéssemos vagando por um deserto, buscando por uma conexão que parece estar sempre além do horizonte, a Palavra de Deus, em Isaías 41:10, oferece-nos o conforto e a companhia que prometem estar conosco em todos os momentos:
“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”
Queridos (as), que lembremos sempre a solidão pode ser um jardim onde a fé floresce, ensinando-nos a confiar não na presença física, mas na presença espiritual que nunca nos abandona!.
“Ainda que meu pai e minha mãe me abandonem, o Senhor me acolherá.” (Salmos 27:10)
Senhor, em momentos de solidão, lembra-me de que Tua presença é constante! Que a coragem que vem de Ti preencha meu coração e dissipe o medo! Que Tua palavra seja a luz que guia meus passos, mesmo quando o caminho parece incerto. Em nome de Jesus, Amém!
Espero que o Espirito Santo traga conforto e esperança para aqueles que vivem sozinhos em todo o Mundo!
Paz e Bem!