Empatia e Compaixão

Empatia e Compaixão

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo” (Efésios 4:32)

Queridos irmãos e irmãs, a empatia e a compaixão são duas virtudes fundamentais que todos nós, como cristãos, devemos cultivar diariamente. Elas são a essência do amor ao próximo, um mandamento central do nosso Senhor Jesus Cristo!

A empatia é a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros. Na Bíblia, em Romanos 12:15 somos chamados a “chorar com os que choram”:

“Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram”

Esse, é o verdadeiro sentido da palavra empatia!. Quando nos colocamos no lugar do outro, podemos entender melhor suas lutas e oferecer apoio genuíno!. Por outro lado, a compaixão vai muito além da empatia: É um profundo desejo de aliviar o sofrimento dos outros. Jesus exemplificou a compaixão quando alimentou a multidão faminta.

Em Mateus 15:32, o Mestre nos dá uma lição valorosa sobre o que é ter compaixão:

“ E Jesus, chamando os seus discípulos, disse: Tenho compaixão da multidão, porque já está comigo há três dias, e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça no caminho”.

Da mesma forma, Jesus demonstrou compaixão pelos seus em Mateus 14:14, quando curou os doentes:  E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos”.

Como podemos praticar a empatia e a compaixão em nossa vida diária? Podemos começar ouvindo atentamente as pessoas ao nosso redor, oferecendo palavras de conforto e, ainda, realizando atos de bondade.

Lembre-se das palavras de Paulo em Efésios 4:32: “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo”.

Ao cultivarmos a empatia e a compaixão, nos tornamos mais parecidos com Cristo e trazemos Sua luz para o mundo!

Que o Espirito Santo nos guie nessa busca incessante de fazer o bem!

Que possamos sempre nos esforçar para amar nosso próximo como a nós mesmos!

Paz e Bem!!