Superando a Mágoa com a Sabedoria da Bíblia
“Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4:32)
A mágoa, sem sombra de dúvidas, é uma emoção muito complexa que pode causar estragos tanto em nossa saúde mental quanto física. Estudos da área de psicologia têm demonstrado que guardar mágoas pode levar a um aumento na produção de substâncias químicas e hormônios ligados ao estresse, como cortisol e adrenalina, que prejudicam nosso bem-estar.
Essas substâncias podem limitar nossas ações e até mesmo causar doenças físicas!! O psiquiatra americano Fred Luskin, no livro “O poder do perdão”, explica que o processo de perdoar pode ser treinado e desenvolvido, e que perdoar evita o estresse e economiza nossa energia.
Além disso, a mágoa pode ativar os mesmos caminhos no cérebro que a dor física, o que explica por que ela é tão dolorosa e prejudicial. Do ponto de vista bíblico, somos encorajados a liberar o perdão e a superar a mágoa: “
“Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” (Efésios 4:32)
Esta passagem bíblica nos ensina que a benignidade e a compaixão são essenciais para liberar o perdão e superar a mágoa. Em Mateus 6:14, somos lembrados da importância do perdão como um princípio divino que reflete a natureza de Deus e nos alinha com Sua vontade:
“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.”
Ao integrar os ensinamentos bíblicos com o conhecimento da psicologia, podemos entender melhor os efeitos nocivos da mágoa e a importância do perdão para nossa saúde integral.
Que esta meditação inspire a todos a escolher o caminho da cura e do bem-estar, libertando-se das amarras da mágoa!.Que o Espirito Santo nos guie sempre, trazendo sabedoria e conhecimento para lidar com quaisquer sentimentos que nos afastem de Deus!!
Paz e Bem!!